JornalCana

10 dicas para evitar acidentes com a rede elétrica em áreas rurais

Dicas são da CPFL Energia

JornalCana compartilha 10 dicas para que os trabalhos no campo sejam realizados com segurança, evitando acidentes com a rede elétrica.

De quem são as dicas?

As dicas são da distribuidora CPFL Energia a partir de levantamento realizado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa.

Que informações têm esse levantamento?

Esse levantamento destaca que entre 2017 e abril de 2019, as concessionárias do Grupo CPFL nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul registraram 11 acidentes fatais envolvendo a execução de atividades agrícolas.

Onde ocorreram esses acidentes fatais?

Sete desses acidentes fatais foram registrados no interior paulista e quatro em municípios gaúchos.

Esses acidentes poderiam ser evitados?

Estes acidentes poderiam ser evitados se houvesse mais atenção e um planejamento mais adequado na realização das atividades agrícolas.

Dimensões das máquinas

As dimensões das máquinas usadas na colheita aumentam o risco de um contato acidental com os fios de energia.

Muitas vezes, as plantações também ultrapassam os limites de segurança das faixas de servidão de linhas de transmissão e redes de distribuição, contribuindo para os riscos de acidentes elétricos.

Quais são os períodos mais críticos?

Os períodos mais críticos são o da colheita e da preparação do solo, quando são utilizadas máquinas de grande porte e também são feitas as queimadas.

Nessas épocas, os agricultores devem redobrar os cuidados com as redes de energia, planejando as atividades previamente para evitar os acidentes.

10 dicas

 

Confira abaixo as 10 dicas da campanha Guardião da Vida, da CPFL Energia:

1. Planeje os trabalhos e observe se a altura e largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica;

 

2. Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles;

 

3. Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão);

 

4. Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

 

5. Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a distribuidora, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor;

 

6. Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;

 

7. Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda;

 

8. Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos;

 

9. Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a distribuidora de energia;

 

10. Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição. Além de colocar em risco a vida da população, essa prática pode danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda dos postes e torres, provocando curtos-circuitos, o rompimento de cabos e interrompendo o fornecimento de energia para regiões ou até cidades inteiras.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram