JornalCana

10 detalhes sobre a fábrica que faz papel a partir da palha de cana

Planta industrial em Lençóis Paulista: matéria-prima vem da cana-de-açúcar (Foto: Divulgação)

O município de Lençóis Paulista (SP) ganhou oficialmente na terça-feira (07/02) fábrica de papel produzido a partir da palha de cana-de-açúcar.

“É a primeira fábrica [do tipo] em todo o mundo”, garante Arnaldo Jardim, secretário estadual da Agricultura e Abastecimento.

O governo estadual paulista, por meio da Agência de Desenvolvimento Paulista, a Desenvolve SP, financiou em R$ 10,5 milhões o investimento na planta industrial.

No total, o aporte soma R$ 25 milhões.

 

 

JornalCana lista a seguir 10 detalhes sobre a fábrica, que fortalece o setor sucroenergético como fonte de matérias-primas para a indústria nacional.

1

Nome e localização da fábrica

A FibraResist está localizada em área de 60 mil metros quadrados no Distrito Industrial Luiz Trecentti II, às margens da Rodovia Juliano Lorenzetti (LEP-060), no município de Lençóis Paulista (SP).

2

Quem controla a empresa

A FibraResist é controlada pelo Grupo Cem Participações, criado em 1986, com escritórios em Jaboticabal e em São José do Rio Preto. Atua nos ramos da construção civil e também na agricultura. Um dos executivos responsável pela FibraResist é José Sivaldo de Souza.

3

O que fará a fábrica

Produz fibra celulósica a partir da palha da cana-de-açúcar. O Grupo Cem é detentor da nova tecnologia, que permite a produção da celulose a frio, e a partir da digestão química das fibras para suprir parte da demanda de fibras utilizadas na fabricação de papel virgem como também na melhora das fibras do papel reciclado consumido nos mercados interno e externo.  A tecnologia será transferida para o setor produtivo, apoiando a modelagem de negócios para implantação de novas unidades fabris consorciadas às unidades sucroenergéticas.

4

Como funciona a tecnologia? 

Ela utiliza o biodispersante, que separa a lignina (molécula que dá rigidez às células das plantas) das fibras existentes na palha. Foi criado pela própria empresa e elimina a necessidade de calor. O processo envolve um circuito fechado que evita perdas e desperdício de água, e o pouco resíduo gerado na produção pode ser reutilizado como adubo no campo, entre outras finalidades.

5

A pasta teve aprovação científica?

A pasta foi avaliada e classificada pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

6

Há perdas e contaminação?

A pasta é livre de impurezas e não oferece perdas de matéria-prima em relação a outros processos já existentes no mercado. Não há custo do descarte do resíduo proveniente da reciclagem.

“O uso da pasta mecânica celulósica vai muito além do apelo da sustentabilidade. Ele traz mais produtividade e rentabilidade à indústria de papel e embalagem”, afirmou José Sivaldo de Souza, da FibraResist, em texto de Hélio Filho, da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento.

7

Qual a produção?

A empresa tem capacidade para produzir até 72 mil toneladas de pasta celulósica por ano, com previsão de atingir esse volume já a curto e médio prazo.

8

Por que Lençóis Paulista?

A escolha de Lençóis Paulista como sede se deu devido à grande quantidade de matéria-prima na região, com forte atividade canavieira.

9

Quem fornece a palha?

O primeiro acordo de fornecimento já está acertado com a cooperativa Coopercitrus. A produção inicial, que será de 25% do total da capacidade produtiva.

10

Já existe cliente?

O fornecimento está sendo negociado com empresas que produzem diversos tipos de embalagens e também papel kraft e tissue (como papel higiênico e papel toalha).

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram