JornalCana

1° Workshop de Vacinas e Vacinações na Bovinocultura acontece em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto, SP, capital brasileira do agronegócio, será a sede do 1° Workshop de Vacinas e Vacinações na Bovinocultura, uma iniciativa do Prof. Dr. Iveraldo dos Santos Dutra, titular da disciplina de Enfermidades Infecciosas dos Animais na Unesp de Araçatuba, ensino de pós-graduação (Unesp Araçatuba e Jaboticabal) com ênfase nos estudos da epidemiologia e controle das doenças infecciosas dos animais de produção (clostridioses), juntamente com a Unesp de Araçatuba e patrocínio da Vallée S.A., empresa do ramo farmacêutico especialista em produtos veterinários, que há 50 anos serve o mercado veterinário brasileiro, com ênfase em animais de produção.

O evento, o primeiro realizado nesta área de atuação, levará aos mais de 400 participantes o que há de mais inovador nos quesitos vacinas e vacinação na bovinocultura, com foco nas reais necessidades do rebanho brasileiro e as principais enfermidades que pode acometê-los, reunindo grandes nomes de professores e pesquisadores, objetivando a atualização de médicos veterinários, profissionais da área e estudantes de medicina veterinária que pretendam estender seu conhecimento de maneira mais específica.

“O objetivo principal do evento é informar e trazer a tona uma das mais importantes discussões da bovinocultura, que é a vacinação e prevenção de doenças reprodutivas, as quais podem afetar seriamente os índices zootécnicos das fazendas”, garante o idealizador do workshop.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial, sendo o país dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças. O rebanho brasileiro movimenta, especialmente, as cadeias produtivas de carne e leite, com produção estimada para 2011 de 11.946 toneladas de carne, movimentando R$ 67 bilhões. Este mercado assumiu a liderança, desde 2004, nas exportações, com um quinto da carne produzida comercializada internacionalmente, com vendas em mais de 180 países, com previsão de 1.650 toneladas somente em 2011.

A importância econômica e social da bovinocultura em nosso país ressalta a necessidade de eventos que orientam sobre as novas tecnologias em vacinas. “Visamos passar para os estudantes e profissionais do ramo presentes, a importância da vacinação do rebanho bovino, assim como as implicações que isso traz quando não realizada, já os conscientizando de maneira pontual sobre quais atitudes tomar”, acrescenta Dutra.

O evento acontece no dia 15 de setembro, a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Inscrições e maiores informações pelo link: http://funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=235 ou diretamente na FUNEP da Unesp de Jaboticabal.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram