Mercado

MT deverá produzir 114 milhões de litros de etanol de milho na ‘entressafra’ da cana

Grupo avalia custos de equipamentos para montar usina de milho
Grupo avalia custos de equipamentos para montar usina de milho

Mato Grosso entre dezembro e março, período de ‘entressafra’ da cana-de-açúcar, deverá produzir 114 milhões de litros de etanol de milho. Hoje, três usinas flex fabricam etanol através da cana e do cereal. A produção de milho em etanol é debatida na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Entre etanol de cana-de-açúcar e de milho, segundo o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool-MT) , 814 milhões de litros deverão ser produzidos em Mato Grosso.

Conforme o diretor-executivo do Sindalcool-MT, Jorge dos Santos, no período da ‘entressafra’ da cana-de-açúcar, que compreende na temporada das chuvas em Mato Grosso, aproximadamente 300 mil toneladas de milho deverão ser moídas e transformadas em 114 milhões de litros de etanol.

Mato Grosso possui, atualmente, dez usinas sucroalcooleiras, das quais três são flex. As usinas que produzem etanol no estado a partir do milho estão localizadas em Campos de Júlio, Jaciara e São José do Rio Claro.

“Hoje, não temos entressafra. A produção de etanol de cana atende a demanda o ano inteiro e temos o acréscimo com o feito através do milho. As usinas em Mato Grosso estão com estudos prontos para tornarem-se flex e estão em fase de análise para ver como o mercado e o governo se comportam”, comentou Santos ao Agro Olhar.

A produção de etanol de milho entrou em debate recentemente na Câmara dos Deputados. Os deputados federais de Mato Grosso Carlos Bezerra (PMDB) e Fábio Garcia (PSB) assumiram a ponta do debate sobre o crescimento da fabricação de etanol através do cereal no estado.

Conforme especialistas, a transformação de milho em etanol é uma das saídas para o escoamento da produção no mercado interno. Das 21 milhões de toneladas produzidas na safra 2014/2015 por Mato Grosso 8,454 milhões de toneladas já foram exportados até outubro. O volume supera as 7,143 milhões de toneladas do ciclo passado embarcadas para o exterior.

O deputado federal Fábio Garcia, especialista em energia, destaca que o processo de fabricação do etanol a partir do milho tem subprodutos muito úteis. Cada tonelada do cereal gera entre quase 400 litros de álcool etílico, além de cerca de 18 litros de óleo, 220 a 240 quilos de um farelo de milho conhecido como DDG. Esse farelo tem alto teor proteico e pode ser usado na alimentação animal, sendo bem mais barato que o farelo de soja.

Banner Revistas Mobile